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HISTÓRICO DO MOVIMENTO APAEANO

HISTÓRICO DO MOVIMENTO APAEANO  

           

 

 

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, presentes no Brasil há  cinco   décadas   constituem-se   hoje   no   maior   movimento   social   de    caráter filantrópico do país, na defesa de direitos e prestação de serviços visando proporcionar qualidade de vida, promoção e inclusão social da Pessoa com Deficiência.

           A primeira iniciativa no  Brasil   ocorreu   no  Rio   de  Janeiro  em  1954,  liderada pela   senhora  Beatrice  Bemis, membro  do  corpo diplomático americano e mãe de uma  criança  com Síndrome  de Down  que, com  outras famílias, viviam o drama de não encontrarem escolas para a educação de seus filhos.

           Em 1955, no Rio de Janeiro, com o apoio da Sociedade Pestalozzi do Brasil, começou a funcionar a primeira escola de APAE para crianças com deficiência.

Segundo Magalhães - et al.,  1997, no   período  de  1954   a   1962  foram   criadas 16 APAEs no Brasil. Devido  à  necessidade  de  troca de experiências, divulgação e padronização de terminologias e planejamento, realizou-se em 1962, em São Paulo,a 1º Reunião Nacional de Dirigentes Apaeanos, presidida pelo Dr. Stanislau Krynsky.

           Assim, pela primeira vez no Brasil, discutiu-se a questão das Pessoas Deficientes, com  técnicos   e   familiares, que   traziam   para   o   movimento  suas experiências como profissionais e como pais.

            Para  facilitar   a   articulação   e   a   troca   de  idéias, os  participantes  da  reunião constataram a necessidade de se criar um organismo nacional. Nesse sentido, no dia 10 de novembro de 1962, foi fundada a Federação Nacional das APAEs, tendo como  primeiro  presidente  da  diretoria  provisória  eleita  o  Dr. Antônio dos Santos Clemente Filho.

Em 1963, realizou-se o 1º Congresso da Federação Nacional das   APAEs, na cidade do Rio de Janeiro, ocasião em que foi aprovado o estatuto e eleita a primeira Diretoria da Federação Nacional das APAEs, que teve na presidência o Dr. Antônio Clemente dos Santos Filho (Santos Filho, 1997).

            A Federação Nacional das APAEs adotou como símbolo a figura de uma flor margarida  ladeada   por  duas  mãos  em  perfil, desniveladas, uma   em posição de amparo  e  a outra de orientação à Pessoa Portadora de Deficiência (Magalhães . et al, 1997; FENAPAEs/ Projeto Águia, 1998).

           Atualmente o Movimento Apaeano está estruturado em quatro níveis:

1º) Federação Nacional das   APAEs,    responsável   pelos    rumos, diretrizes   e estratégias  do  Movimento  Apaeano  e pela articulação política, defesa de direitos e ações, em âmbito nacional, em atenção à Pessoa com deficiência.

2º) Federações das APAEs nos Estados, responsáveis pelos rumos,diretrizes e estratégias do Movimento Apaeano e pela articulação política,defesa de direitos e ações, em âmbito estadual, em atenção à Pessoa com deficiência.

3º) Delegacias Regionais, com a função de organizar as APAEs nas microrregiões, orientando seus rumos e sendo o contato direto entre a base e a Federação das APAEs do Estado.

4º) As 2126 APAEs, prestadoras de serviços e atendimentos diretos, articulação e defesa de direitos da Pessoa com deficiência nos municípios.

 

1.1 DOS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS

 

1.1.1 A Pessoa com Deficiência é um ser humano dotado de sentimentos, emoções e elaborações mentais. Sua deficiência deve ser entendida como uma de suas múltiplas características e não como a única configuração possível de sua individualidade.

1.1.2 Pessoa com deficiência é dotada de desejos e sua manifestação deve ser respeitada e naturalmente aceita.

1.1.3 Cada pessoa possui diferentes possibilidades. É preciso que saibamos reconhecê-las para dar a cada uma a abordagem necessária.

1.1.4 A sociedade tem a responsabilidade de comprometer-se nas questões da Pessoa com deficiência, não devendo atribuir somente às famílias, órgãos públicos e organizações filantrópicas a responsabilidade sobre a questão.

1.1.5 A Pessoa com deficiência tem seus direitos assegurados.

 

1.2 DOS PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS

 

1.2.1 Possibilitar o desenvolvimento do potencial da Pessoa com Pessoa com deficiência, melhorando sua qualidade de vida.

1.2.2. Propiciar à Pessoa com deficiência condições para o desenvolvimento e manifestação de sua individualidade.

1.2.3. Oferecer diferentes possibilidades técnicas e instrumentais para a preparação da Pessoa com deficiência para a vida.

1.2.4. Sensibilizar a sociedade para a causa da Pessoa com deficiência, reduzindo preconceitos e ampliando a consciência quanto ao seu papel e posicionamento.

1.2.5. Assegurar a observação e divulgação dos direitos da Pessoa com deficiência

 

1.3 DA VISÃO INSTITUCIONAL

 

            Movimento de excelência e referência do país, na defesa de direitos e prestação de serviços.

 

 1.4 DA MISSÃO INSTITUCIONAL

 

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

 

1.5 DAS ESFERAS DE ATUAÇÃO INSTITUCIONAL

 

1.5.1 Defesa e direitos;

1.5.2 Prevenção da deficiência;

1.5.3 Educação;

1.5.4 Educação Profissional;

1.5.5 Saúde;

1.5.6 Assistência Social;

1.5.7 Esporte, Lazer e Cultura;

1.5.8 Estudos e Pesquisas;

1.5.9 Capacitação e Aperfeiçoamento Técnico-Profissional.

 

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