A educação infantil, primeira etapa da educação básica, deve ser oferecida às crianças de 0 a 6 anos, com o objetivo de ampliar e dinamizar a prática pedagógica em seu cotidiano e oferecer as mesmas oportunidades de acesso ao universo cultural trabalhado nas diversas áreas do conhecimento.
OBJETIVO GERAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL Promover ações que propiciem o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e sócio afetivo complementando a ação da família e da comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
• Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
• Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem- estar;
• Estabelecer vínculo afetivo e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e integração social;
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo de atitudes de ajuda e colaboração, visando a formação de um cidadão crítico.
• Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
• Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
• Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
• Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.