A música é uma força geradora de vida, uma energia que envolve o nosso ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre o nosso corpo, mente e coração. Além de alegrar, unir e congregar mensagens e valores, disciplinar e socializar, a música forma o caráter e favorece o desenvolvimento integral da personalidade, o equilíbrio emocional e social. Trabalhar com música na Educação é um fazer artístico. Os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e para a vida toda.
Em nossos dias cada vez mais toma-se consciência da importância da dança como forma de expressão do ser humano. A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento global da criança e do adolescente e vai favorecer todo tipo de aprendizado que eles necessitam. A dança educativa revela a alegria de se descobrir através da exploração do próprio corpo e das qualidades de movimento.
'Imaginar é mais importante do que saber, pois o conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abarca o universo'. (Albert Einstein) O fazer artístico deve basear-se no desenvolvimento da criatividade do educando, dando plena vazão à sua expressividade na mais diversas linguagens. Deve enfatizar o exercício da percepção, da fantasia e da imaginação criadora. O apreciar é desenvolvido através de exercícios de observação da própria produção, da leitura de obras, assistindo espetáculos teatrais, de música, de dança, na troca de experiências, nas discussões sobre arte, dos meios de comunicação e do mundo social em que a pessoa está inserida. A apreciação estética deve desenvolver o senso crítico do aluno.